Prezados Professores, os autores de livros recém-publicados que queiram divulgar seus lançamentos no site do 20º ENPJ, deverão encaminhar para o e-mail abej.fnpj@gmail.com um breve resumo de aproximadamente cinco linhas, com título, editora, autor(es) e ano de publicação. (caso tenha link para venda, colocar).
Anexar uma foto da capa com boa resolução em JPG e um vídeo gravado com smartphone de no máximo 3 minutos na horizontal, para inserirmos no site até 30/07.
Os vídeos serão colocados por ordem de chegada, ficando na sequência na página de lançamentos.
OBS. Caso os autores queiram doar um ou mais livro(s) para sorteio durante o evento, comunicar a Profª Ana Paula Goulart de Andrade pelo e-mail goulartdeandrade@gmail.com
Não esqueça de habilitar o som para escutar as mensagens dos autores!!
Título do livro: Lições de fotografia para fazer em casa: técnicas, composição e criatividade
Autora: Agda Aquino
Editora: UFPB
Ano: 2021
Ebook gratuito para download no link: http://www.editora.ufpb.br/sistema/press5/index.php/UFPB/catalog/book/801
Sobre o livro: Voltado especialmente para estudantes, curiosos e professores que queiram usar a fotografia como recurso didático, a ideia do livro “Lições de fotografia para fazer em casa: técnicas composição e criatividade” é compreender a linguagem fotográfica e poder exercitá-la, seja com equipamentos mais potentes ou adaptando para os smartphones. Dividido em dois capítulos, 62 lições e um glossário, os tutoriais estão baseados na exemplificação detalhada possibilitando a reprodução. A intenção do livro, mais do que um catálogo de possibilidades, é funcionar como incentivo para um mergulho no mundo da fotografia sem sair de casa.
Sobre a autora: Agda Aquino é professora de fotografia desde 2007. É docente dos departamentos de Comunicação Social da UEPB (curso de Jornalismo) e da UFPB (curso de Cinema e Audiovisual), sendo a primeira mulher a assumir oficialmente, através de concursos públicos, as cátedras de fotografia nos dois cursos. É graduada em Jornalismo, com especialização em Redação Jornalística, mestrado em Comunicação e Estudos da Mídia e doutorado em Educação, onde desenvolveu uma tese sobre o ensino de fotografia nos cursos de Jornalismo do país. Além da docência em fotografia, tem experiência na fotografia documental, de moda e experimental, além de exposições fotográficas, curadorias, juris e comissões julgadoras de concursos fotográficos.
Título do livro: Pensando a dimensão midiática em relação ao "espírito do tempo"
Aurores: Ivan Bomfim - Basilio Sartor - Karine Moura Vieira - Marcia Veiga da Silva
Editora: Insular
Ano: 2021
O universo midiático é, sem dúvida, uma das principais instâncias para a compreensão dos contextos temporais. Organizada por Ivan Bomfim (UEPG), Basilio Sartor (UFRGS), Karine Moura Vieira (Uninter), e Marcia Veiga da Silva (Unisinos), a obra Mídia e Zeitgeist tem como objetivo compreender as complexas relações entre lógicas que conformam a mídia e o chamado "espírito do tempo". Lançado pela Editora Insular em 2021, o livro conta com a participação de autores de Brasil, EUA e Portugal que, a partir de diferentes perspectivas, refletem sobre esses múltiplos entrelaçamentos.
Link para compra: https://insular.com.br/produto/midia-e-zeitgeist/
Título do livro: O obituário no Jornalismo
Autores: Paulo da Rocha Dias e Aparecido Santos do Carmo
Editora: Insular
Ano: 2020
Link: https://sacola.pagseguro.uol.com.br/d6826fca-a1dc-48fd-94ca-9f7e49cad6ef
Sobre o livro: Sob o formato jornalístico ‘obituário’, gente de todas as classes e profissões, de fama e infortúnio, de triunfos e recaídas se encontram no tecido da história do instante. São registros de morte e crônicas de vida que dão forma e conteúdo à história social de uma nação. É sobre este formato jornalístico que este livro discursa.
Sobre os autores: Paulo da Rocha Dias é professor de Jornalismo da UFMT. É bacharel pela Faculdade de Jornalismo da Cásper Líbero, e mestre e doutor pela Universidade Metodista de São Paulo, sob orientação de José Marques de Melo. Aparecido Santos do Carmo é graduado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal de Mato Grosso e mestrando em Estudos de Cultura Contemporânea pela UFMT.
Título do livro: Produção de Texto em TV – da pauta à transmissão
Autores: Silvia Valim (Org.), Aline de Oliveira Rios e Dirk Lopes
Editora: InterSaberes
Ano: 2021
Vendas pelo link: https://livrariaintersaberes.com.br/produtos/producao-de-texto-em-tv-da-pauta-a-transmissao/
Sobre o livro: A obra integra a série Excelência em Jornalismo e traz reflexões sobre a importância do texto no telejornalismo e sua relação com os processos jornalísticos desempenhados no espaço televisivo. Trata-se de uma obra pensada para a qualificação de jornalistas e futuros profissionais e também faz um convite à constante inovação, já que quando estamos falando de Jornalismo, também precisamos ter em mente que essa se trata de uma profissão em constante processo de mudança.
Sobre os autores: Silvia Valim é mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), especialista em Jornalismo Literário pela Academia Brasileira de Jornalismo Literário (ABJL) e graduada em Jornalismo pela Universidade Positivo. Atuou como repórter, editora de texto e apresentadora em diferentes emissoras de rádio e TV, tendo atuado mais recentemente como repórter na RICTV (Rede Record) no Paraná. Tem experiência em coberturas internacionais, foi editora e correspondente em Caracas, na Venezuela. É professora universitária e coordenadora de pós-graduação. Aline de Oliveira Rios é mestranda em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), especialista em Mídia, Política e Atores Sociais e graduada em Jornalismo pela mesma instituição. Atuou como repórter de jornais impressos diários e revistas de âmbito regional por cerca de dez anos e, mais recentemente, como produtora e depois editora-chefe de um programa telejornalístico na Rede Massa (SBT), no Paraná. Dirk Lopes é pós-graduado em Agronegócios para Profissionais de Comunicação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e em Narrativas Audiovisuais e Novas Mídias pelo Centro Universitário Autônomo do Brasil (UniBrasil), além de ser graduado em Comunicação Social – Jornalismo pela UFPR. Acumula 28 anos de experiência em jornalismo, grande parte dedicada à Rede Globo de Televisão no Paraná. Atuou na equipe responsável pela cobertura da operação Lava Jato, trabalhou como produtor na cobertura da Copa do Mundo de 2014 e já foi editor no Fantástico.
Título do livro: Extensão universitária & jornalismo - caminhos coletivos
Autores: BRONOSKY, Marcelo Engel - BONFIM, Ivan - AMARAL, Muriel Emídio Pessoa do (ORG). Extensão universitária & jornalismo: caminhos coletivos. Ponta Grossa:
Editora: Estúdio Texto,
Ano: 2021. 150p.
ISBN: 978-65-87261-12-6
Resumo: Essa obra tem a intensão de recuperar parte das ações extensionistas realizadas pelo curso de jornalismo ao longo dos seus 35 anos. Para além de ser uma obra comemorativa, a proposta aqui procura articular reflexões teórico-práticas no âmbito da extensão em jornalismo, como forma de demonstrar a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão dentro do projeto pedagógico do curso. São relatos de experiências de professores, estudantes e servidores que revelam o compromisso do curso com a formação superior em jornalismo a sua relação com as demandas da sociedade.
Título do livro: Jornalismo em tempos da pandemia do novo coronavírus
Autores: Hebe Maria Gonçalves de Oliveira - Sergio Gadini (Organizadores)
Editora: RIA Editorial, 484p.
Ano: 2021
O livro pode ser acessado, lido, descarregado e compartilhado gratuitamente no site da Ria Editorial (http://www.riaeditorial.com/index.php/jornalismo-em-tempos-da-pandemia-do-novo-coronavirus/) e também no Google Livros (https://books.google.com.br/books/about?id=MhT9DwAAQBAJ&redir_esc=y&hl=pt-BR), segue com o ISBN de Portugal, onde a Ria Editorial foi criada e está registada.
Resumo: A coletânea reúne 18 artigos científicos de 32 autore(a)s e coautore(a)s sobre o jornalismo durante os primeiros meses da maior crise sanitária global. Com prefácio do professor Bruce Mutsvairo, da Auburn University, nos Estados Unidos, o e-book está divido em três partes. A primeira parte da coletânea reúne cinco textos que apresentam análises da produção ou coberturas jornalísticas comparativas entre veículos brasileiros e de outros países sobre a Covid-19. A segunda parte do e-book contém seis textos que revelam, discutem ou problematizam situações que marcam limites, contradições ou mesmo desafios na cobertura editorial, em alguns casos segmentada, por ocasião da pandemia do coronavírus. Na terceira parte da coletânea, estão sete estudos que se caracterizam como leituras, análises e estudos variados que igualmente dizem respeito à cobertura, desdobramentos e preocupações editoriais jornalísticas por ocasião da pandemia do novo coronavírus.
Hebe Maria Gonçalves de Oliveira
Professora de Graduação e do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), no Paraná/Brasil. Graduada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em 1992, com Mestrado em Comunicação, pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp), em 2002, e doutorado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), em São Leopoldo/RS, em 2010. Em 2011, ganhou o Prêmio Adelmo Genro Filho de Pesquisa em Jornalismo (SBPJor) por Melhor Tese.
Sérgio Gadini
Jornalista, doutor em Comunicação, pós doutor com estudos em Jornalismo, professor do Curso de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Gadini realiza pesquisas em Jornalismo Cultural, Folkcomunicação e relações entre Mídia e Política, integra programas e projetos de extensão universitária, possui diversos livros publicados e também participa de Movimentos Sociais por Dignidade e Cidadania, a partir da Região dos Campos Gerais do Paraná, no Sul do Brasil.
Título do livro: Gatekeeping no século XXI : o controle sobre a informação jornalística em tempos de Facebook
Autor: Rafael Kondlatsch
Editora: Psiu
Ano: 2021
Link para download: https://drive.google.com/file/d/19vK_EuifcIV1uVg0FqLP5I5p3yeZARUh/view?usp=sharing
O livro é fruto da pesquisa de doutorado do autor, que faz um resgate histórico da teoria traduzindo pela primeira vez para o português as tabelas e dados publicados nos anos 1950 por David Manning White. Contrapondo a premissa de que a Internet eliminaria qualquer necessidade de mediação ou possibilidade de controle, a obra traz uma oferta de material de consulta e reflexão sobre o controle sobre a informação em tempos de redes sociais e abundância informativa.
Sobre o autor: Rafael Kondlatsch é jornalista formado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG (2005), mestre em Comunicação Midiática pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP (2012) e doutor em Comunicação também pela UNESP (2019). Atualmente é professor colaborador do Departamento de Jornalismo da UEPG e professor do curso de Bacharelado em Jornalismo do Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal).
Título: Jornalismo e cidadania: iniciativas colaborativas, alternativas, comunitárias, populares e sindicais no Brasil
Autores: Guilherme Carvalho (org), Cintia Xavier, Myrian Del Vecchio, Maria Alice Campagnoli, Karina Janz Woitowicz e Toni André Scharlau.
Prefácio: Cicilia Peruzzo
Editora: Intersaberes
Ano: 2021
Esta obra reúne uma série de estudos que investigam o jornalismo em suas múltiplas possibilidades, observando-o superar os espaços oferecidos pela mídia de referência. Nesse contexto, discute sobre aspectos históricos e atuais em diferentes campos de atuação do jornalismo e se aprofunda em temas como: jornalismo cidadão; jornalismo colaborativo; jornalismo comunitário; jornalismo sindical; e folkcomunicação.
Para compra pela editora: https://livrariaintersaberes.com.br/produtos/jornalismo-e-cidadania-iniciativas-colaborativas-alternativas-comunitarias-populares-e-sindicais-no-brasil/
Valor: R$ 85,90
Para compra com autor: guilhermegdecarvalho@gmail.com
Valor: R$ 50,00 (mais valor de frete)