top of page
ABEJ 2021-1.jpg

 

Sobre o evento

 

 

O Encontro Nacional de Professores de Jornalismo (ENPJ) é promovido anualmente pela ABEJ - Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (antigo FNPJ – Fórum Nacional de Professores de Jornalismo), com a finalidade de reunir docentes e discentes da área para refletir, trocar experiências e resultados de pesquisas sobre o ensino e a extensão na formação do jornalista.

O evento deste ano, o terceiro promovido com o nome de Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo será realizado de forma remota, por causa da pandemia do Covid-19.

Diversos eventos compõem a programação do 20º ENPJ, a saber: 16º Pré-Fórum da Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ); 11º Encontro Nacional de Coordenadores de Curso de Jornalismo; 16º Ciclo Nacional de Pesquisas em Ensino e Extensão em Jornalismo. Além deles, estão previstas atividades como lançamentos de livros, painéis de debates, e programação cultural.

A primeira proposta de reunir professores dos cursos de Jornalismo surgiu de um grupo que participou do Seminário de Atualização para Professores de Jornalismo, promovido pelo Labjor da Unicamp, em 1994. No mesmo ano, a ideia foi levada para o encontro anual da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), em Piracicaba (SP), ampliando o número professores interessados, e foi marcado o I Encontro Nacional de Professores de Jornalismo. Em ambas as ocasiões, foram feitas avaliações gerais sobre a realidade dos cursos de Jornalismo e a necessidade de realizar discussões sistemáticas visando à busca de novos caminhos a partir das experiências desenvolvidas pelos docentes.
O 1º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo ocorreu durante o Intercom de 1995, em Aracaju (SE). Na oportunidade, vários temas foram levantados. Entre eles o Projeto Pedagógico para o curso de Jornalismo, o perfil dos professores de Jornalismo, o estágio e a inserção dos professores nos projetos de Pesquisa e Extensão. Foi reafirmada, ainda, a oficialização do Núcleo de Professores de Jornalismo junto à direção da Intercom, a fim de que as atividades a serem desenvolvidas passassem a fazer parte da programação da entidade. Como desdobramento, foi realizado o Simpósio Didático-Pedagógico de Professores de Jornalismo, em abril de 1996, na PUC/Minas, onde o debate sobre o processo pedagógico foi aprofundado. A segunda edição do encontro, que aconteceu durante o Intercom de 1996, Em Londrina (PR), marcou a criação do que viria a ser a entidade. Entre as deliberações, ficou aprovada a denominação Fórum Nacional de Professores de Jornalismo como identificadora do grupo.

Depois, o Fórum foi se ampliando e, em 2004, constituiu-se como Pessoa Jurídica e continuou fortalecendo sua atuação na área de ensino e extensão em Jornalismo e, consequentemente, da pesquisa sobre esses aspectos na formação jornalística em nível superior. No ano de 2009, teve participação decisiva no debate sobre as Novas Diretrizes Curriculares (DCN) em Jornalismo, atuação que continuou desde então, até a homologação das DCN no ano de 2013.

No 16º ENPJ, realizado e Goiânia, em 2016, fora aprovado em Assembleia mudanças no estatuto da entidade, entre elas o nome da entidade, para Abej e também a atuação, que passa a representar não apenas professores, mas estudantes e entidades envolvidas com o ensino do jornalismo no Brasil. No 17º Encontro, voltamos a ter encontros anuais, com objetivo de intensificar a troca e intercâmbio de experiências relacionadas ao Ensino, Pesquisa e Extensão em Jornalismo no País.
No encontro de (2018), realizado em Palmas, foi procedida a mudança estatutária, retomando a realização de Encontros Nacionais a cada ano, além de consolidar a alteração do nome para Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (Abej), aprovada em assembleia em 2016 quando o ENPJ foi realizado em Goiânia.

O de 18º ENPJ, foi realizado na UEPG – Universidade Estadual de Ponta Grossa-PR e o 19º Encontro no ano de 2020, foi realizado pela ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing e ECA – Escola de Comunicações a Artes da Universidade São Paulo de forma remota. Como nos anteriores, a lógica é ampliar o intercâmbio de experiências relacionadas ao Ensino, Pesquisa e Extensão em Jornalismo no País. com larga folha de serviços prestados ao Jornalismo, ao ensino, à extensão e à pesquisa em Jornalismo no Brasil, formando hoje, junto com a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e a Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), um grupo de entidades que está à frente das lutas por um Jornalismo de qualidade no Brasil. Informações disponíveis no sítio: http://www.abejor.org.br/institucional 

bottom of page