Acabou o 20º ENPJ!!!

A UFPI - Universidade Federal do Piauí irá sediar o 21º ENEJor - Encontro Nacional de Ensino de Jornalismo entre os dias 20 e 22 de abril de 2022 de forma presencial.

Veja o balanço do 20º ENPJ!

Encontro reúne professores e pesquisadores para debates sobre ensino de jornalismo

Por: Renata Cristina e Guilherme Carvalho

12/08/2021 | 20:22:00

 

 

O 20º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo da Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (Abej), finalizado na última quarta-feira (11), contou com participações nacionais e internacionais. Composto por 6 mesas de debate e conferências, 58 apresentações de trabalhos, reuniões, lançamentos de livros, entre outras atividades, o evento foi marcado pelas análises de conjuntura associadas ao papel do ensino em jornalismo.

 

O presidente da Abej Erivam de Oliveira celebra o resultado do evento. ''Procuramos contemplar os mais diversos assuntos que impactam o jornalismo e a educação. Tivemos quatro palestrantes do exterior Alemanha, Reino Unido, Portugal e Estados Unidos. Pessoas que desenvolvem pesquisas maravilhosas sobre o ensino de jornalismo. Além deles, tivemos a participação de vários pesquisadores brasileiros'', diz Oliveira.

 

Fizeram parte da lista de nomes em destaque Liriam Sponholz, pesquisadora do German Center for Integration and Migration Research (DeZIM), na Alemanha, Leão Serva, diretor de Jornalismo TV Cultura e ESPM, Debora Cristina Lopez, da UFOP e UFPR, Allan Rodrigues, da UFAM, Marialva Barbosa, da UFRJ, Carla Baptista, da Universidade Nova de Lisboa, em Portugal, e Rosental Calmon Alves, do Knight Center for Journalism in the Americas School of Journalism da Universidade do Texas.

 

Prêmio Abej

 

Na noite do dia 9, após a mesa de abertura do evento, foi entregue o 2º Prêmio Abej. O vencedor foi o pesquisador Eduardo Meditsch, da Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisador do CNPq, com vários livros e artigos publicados, ele é um dos nomes brasileiros mais proeminentes na teoria do jornalismo. Sua trajetória também revela uma pessoa muito comprometida com o fortalecimento da ciência do jornalismo.

 

Grupos de pesquisa

 

Outro momento marcante do evento foi o 16º Ciclo Nacional de Pesquisas em Ensino e Extensão em Jornalismo. Pesquisadores puderam apresentar resultados do trabalho científico ou relatos de experiência de atividades na graduação. As apresentações ocorreram em cinco grupos de pesquisa diferentes, nos dias 10 e 11. Foram indicados 5 trabalhos para menção honrosa e um pesquisador indicado para menção de reconhecimento. Confira a lista:

 

Menções honrosas

 

GP EXTENSÃO

Título: Sujeitos de suas histórias e a extensão na Pandemia com jovens de Paracatu de Baixo, em Mariana

Autores: Karina Barbosa, André Luis Carvalho, Lavínia Dias Torres, Victoria Silva Oliveira

 

GP ENSINO DE ÉTICA E TEORIA DO JORNALISMO

Título: O ensino de teorias do jornalismo a partir de contribuições brasileiras

Autor: Gean Gonçalves

 

GP PESQUISA NA GRADUAÇÃO

Título: Livro-reportagem ‘Dor no peito: o desastre da vale em brumadinho além do silêncio’

Autor: Louis Marie Ndomo Edoa

 

GP PROJETOS PEDAGÓGICOS E METODOLÓGICOS DE ENSINO

Título: O discurso sobre o ensino de fotografia nas primeiras propostas pedagógicas para o ensino de Jornalismo no Brasil

Autor: Agda Aquino

 

GP PRODUÇÃO LABORATORIAL ELETRÔNICOS E IMPRESSOS

Título: Produção laboratorial de e-books: a experiência da série “jornalismo potiguar”

Autora: Maria do Socorro Furtado Veloso, John Willian Lopes

 

Menção de reconhecimento

Pedro Serico Vaz Filho

 

Reunião de Coordenadores

 

Os coordenadores de curso de jornalismo de diferentes instituições do país também realizaram uma reunião durante o encontro. Eles aprovaram a constituição de um grupo para elaborar um documento com orientações para a curricularização da extensão nos cursos de jornalismo. O grupo será composto por membros da Abej, SBPJor, Intercom e Fenaj.

 

21º Edição

 

A edição do próximo ano tem previsão para acontecer na Universidade Federal do Piauí, em Teresina, no mês de abril. A novidade será a mudança do nome do evento, que passará a se chamar Encontro Nacional de Ensino de Jornalismo (Enejor).

 

Além disso, também foi aprovada em assembleia a criação de um Grupo de Trabalho para apresentação de pesquisas de estudantes de graduação. Até então, só eram permitidos trabalhos apresentados por mestres ou doutores ou graduandos acompanhados de orientador.

Até Teresina-PI na UFPI em abril de 2022!

Presencial!!!

 

 

Carta de Campinas

 

 

 

 

 

 

Olá, informamos que estão disponíveis os anais do 20º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo.

 

ISSN 1981-5859

 

O acesso ocorre pelo link

http://soac.abejor.org.br/?conference=20ENPJ&schedConf=20ENPJ&page=schedConf&op=presentations

 

Como citar:

SOBRENOME, Autor. Título do artigo. ENCONTRO NACIONAL DE PROFESSORES DE JORNALISMO, n.20, 2021, Campinas, evento online. Anais do 16º Ciclo Nacional de Pesquisas em Ensino e Extensão em Jornalismo. Brasília: Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo, 2021, p.xx-xx. Disponível em: <link do artigo>.

 

 

 

 

Bem-vindos

INSCRIÇÕES PARA O EVENTO ATÉ 03 DE AGOSTO

 

ENCERRADA AS SUBMISSÕES DE TRABALHOS 

16º CICLO DE PESQUISA EM ENSINO E EXTENSÃO EM JORNALISMO

 

16º Ciclo de Pesquisa em Ensino e Extensão em Jornalismo – 09 a 11 de agosto de 2021

Prazo para submissões: de 10 de abril de 2021 a 11 de julho de 2021.

 

A Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (Abej) convida professores, pesquisadores, jornalistas e estudantes para inscreverem trabalhos no 16º Ciclo Nacional de Pesquisa em Ensino e Extensão em Jornalismo, que ocorrerá de forma remota (entre os dias 09 à 11 de agosto de 2021). O período de inscrição começa em 10 de abril de 2021 e vai até 11 de julho de 2021.

Os trabalhos podem ser apresentados em um dos seguintes Grupos de Pesquisa: Atividades de Extensão; Ensino de ética e de Teorias do Jornalismo; Pesquisa na Graduação; Produção Laboratorial - Eletrônicos; Projetos Pedagógicos e Metodologias de Ensino. Mais informações sobre as modalidades – comunicação científica e relato – e formatação dos trabalhos podem ser encontradas na íntegra da Chamada de Trabalhos (abaixo). As inscrições para o 16º Ciclo, uma das atividades centrais do Encontro Nacional de Professores de Jornalismo (ENPJ), são feitas no endereço http://soac.abejor.org.br/?conference=20ENPJ&schedConf=20ENPJ

Sobre o evento

https://abejfnpj.wixsite.com/website/sobre-o-evento

Nossa equipe trabalhou duro na organização de um cronograma cheio de palestras interessantes e enriquecedoras.

Veja a programação!!!

Explore nosso site para obter as informações

https://abejfnpj.wixsite.com/website/programa%C3%A7%C3%A3o

Faça sua inscrição para participar até 03/08/2021 

https://abejfnpj.wixsite.com/website/inscri%C3%A7%C3%B5es

Orientações e ementas de GPs

https://abejfnpj.wixsite.com/website/grupos-de-pesquisas

Fale conosco: abej.fnpj@gmail.com

Organização: 

Agda de Aquino - UEPB e UFPB

Ana Paula Goulart de Andrade - PUC-RJ e FACHA

Erivam Morais de Oliveira - ESPM - SP

Guilherme Carvalho - UNINTER- PR

Marcel José Cheida - PUC-CAM

Marcelo Bronosky - UEPG

Marluce Zacariotti - UFT

Roseméri Laurindo - FURB

Sandra de Deus - UFRGS

Silvio Barbosa - UFPI

Simone Pallone Figueiredo - Labjor - Unicamp