ESQUENTA
20º ENPJ - ABEJ
QUINTA-FEIRA DIA 05 DE AGOSTO DE 2021
Em parceria com UFMT a ABEJ apoia a 1ª edição do SEMPHJOR (Seminário Permanente na Formação Humana e Profissional em Jornalismo) como parte do esquenta para 20º ENPJ - Encontro Nacional de Professores de Jornalismo.
Acesse https://semphjor.snctufmt.com.br/ e faça sua inscrição.
IMPORTANTE: ao se inscrever, para garantir o seu certificado, acompanhe a transmissão do evento pelo nosso site. A transmissão iniciará 5 min antes do início da atividade e para acessar basta ir no menu Programação e clicar no botão LIVE, no canto superior esquerdo.
Mas se você não for se inscrever e quiser acompanhar a transmissão, basta acessar pelo canal do Curso de Jornalismo da UFMT Araguaia: https://www.youtube.com/watch?v=2akbujhIVGI
SEXTA-FEIRA DIA 06 DE AGOSTO DE 2021
16h00 às 18h00
Transmissão ao vivo pelo StreamYard
Link: https://www.facebook.com/385135861501878/posts/4950574331624652/
Youtube
Link: https://youtu.be/54g0W6jtk08
Tema: Desafios metodológicos para o ensino de Jornalismo pré e pós pandemia
Debatedores:
Profª. Drª. Clarissa Josgrilberg Pereira – FURB
Doutora em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp), sob orientação do Prof. Dr. José Marques de Melo. Professora efetiva de Jornalismo Digital na Universidade de Blumenau (FURB). Chefe da Divisão de Modalidades de Ensino (DME) da FURB. Vice-coordenadora do Grupo de Pesquisa de Gêneros Jornalísticos da Intercom. Tutora e professora orientadora de cursos do ensino a distância da Unigran. Profissional credenciada como revisora, conteudista e tutora do ensino a distância da Escola do Governo de Mato Grosso do Sul (Escolagov). Mestre pelo curso de pós-graduação da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e graduada em Comunicação Social - Jornalismo pelo Centro Universitário da Grande Dourados (Unigran). (Texto informado pelo autor)
Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5886744998344124
Prof. Dr. Guilherme de Carvalho - UNINTER
Pós-doutor em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2001). Doutor pela Unesp e mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná. Possui pós-graduação (lato sensu) em Comunicação, Cultura e Arte pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2013) e graduação em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2001). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo Sindical e na área de Assessoria de Imprensa. Foi presidente do Sindicato dos Jornalistas do Paraná (2012-2015). Atualmente é professor e coordenador do curso de jornalismo do Centro Universitário Uninter e professor do mestrado em jornalismo da UEPG. (Texto informado pelo autor)
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5971850606457500
Moderadora: Profª. Drª. Dione Oliveira Moura - UnB - Diretora da Região Centro-Oeste II da Abej
SEGUNDA-FEIRA DIA 09 DE AGOSTO DE 2021
17h00 às 18h30
Transmissão ao vivo pelo StreamYard
https://www.facebook.com/associacaobrasileiraensinojornalismo/videos/190603496381012
Youtube
16º Pré-Fórum Fenaj
Tema: O futuro da profissão: taxação das grandes plataformas digitais e criação do Fundo de Apoio e Fomento ao Jornalismo.
Debatedores:
Jornalista Maria José Braga - Presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), entidade da qual já foi Vice-presidente, secretária-geral, tesoureira e vice-presidente Região Centro-Oeste. Foi presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de Goiás.
Fonte: Site FENAJ - https://fenaj.org.br/maria-jose-braga/
Prof. Dr. Marcos Paulo Silva - UFMS - Presidente da SBPJor - Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo
Doutor em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), com estágio na Syracuse University (Syracuse, New York, Estados Unidos). Graduado e Mestre em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professor associado da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Coordena atualmente o Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM). Presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor, 2019-2021). Foi vice-coordenador do GP Teorias do Jornalismo da INTERCOM, 2017-2020. (Texto informado pelo autor)
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8348644655568060
Prof. Dr. Marcelo Engel Bronosky - UEPG - Suplente da Diretoria Executiva ABEJ - Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo
Graduação em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1994), mestrado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (1998) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2008). Atualmente é professor titular da Universidade Estadual de Ponta Grossa dos cursos de graduação em Jornalismo e do Mestrado em Jornalismo em tempo de dedicação exclusiva. Foi presidente do Sindicato dos Docentes da UEPG (Andes S/N) gestão 2014-2016 e foi presidente da Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (Abej), gestão 2016/2020. Tem experiência na área de jornalismo, atuando principalmente nos seguintes temas: jornalismo, critérios de noticiabilidade e educação, jornalismo e imprensa. Atualmente é coordenador do Grupo de Pesquisa Lógicas de Produção e Consumo do jornalismo - Diretório de Grupos da Capes. (Texto informado pelo autor)
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0515651302685104
Moderação:
Profª Drª Marluce Zacariotti - UFT - Vice Presidente da Abej
Transmissão ao vivo pelo StreamYard
https://www.facebook.com/associacaobrasileiraensinojornalismo/videos/370489144512799
Youtube
19h00 – 19h10
Atividade Cultural: ResistArte
Tema: Incertezas e Desafios, a Arte Faz-se
Em meio a tantas incertezas e desafios, a arte faz-se ainda mais importante e em verdade necessária para o bem-estar social. Ela nos auxilia a manter a saúde mental, desenvolvendo aspectos criativos e reforçando a beleza, o entendimento de que todo ato pode ser político e também aliviando as angústias de viver em uma sociedade tão desigual e complexa.
Esta apresentação conta com a presença de Diorlei Santos, Lis Kamala, Pretha Almeida e Tariana Zacariotti, pessoas comprometidas com a transformação através da arte.
Diorlei Santos é arte-educador, compositor, intérprete de manifestações populares brasileiras e percussionista idealizador dos projetos banda Princesas do Ritmo, Lata Afro Groove e um dos idealizadores do Bloco Afro Pretinhosidade.
Tem seu trabalho voltado para projetos sociais. Acredita que a música e toda e qualquer forma de Arte tem o poder transformador para a mudança da sociedade em um todo para que possamos ter um mundo mais justo.
Lis Kamala é cantora e compositora paulistana situada em Curitiba. Seu trabalho perpassa desde o improviso livre e scat singing às mais densas águas da interpretação musical. Cantora do Grupo de Música Popular Brasileira do Paraná, regido pelo arranjador e maestro Vicente Ribeiro, a artista possui um repertório, que vai da música regional brasileira e do samba de roda até as latinidades presentes nas músicas venezuelanas, tangos e boleros.
Pretha Almeida: Atriz, modelo e performer curitibana. Ela traz em sua presença toda a potência política e poética. Com sua forma única de mesclar linguagens e um olhar que atravessa barreiras, vem conquistando espaços expondo suas narrativas e frentes de luta.
Tariana Zacariotti: comunicóloga em formação, fotógrafa, circense, ativista, atriz, professora e performer de bambolismo. Desenvolve o projeto "ViajARTE por aí", uma mescla artística que envolve artes circenses, fotografia, turismo e cultura. O projeto já promoveu o intercâmbio cultural entre 17 países, levando e trazendo conhecimentos sobre estes temas ao longo dos mais de 7 anos de ViajARTE por aí.
19h10 – 19h30
Cerimônia de Abertura
Comissão Organizadora – Profª Sandra de Deus - UFRGS
Representante do LabJor - Prof. Carlos Vogt - Labjor - Unicamp
Representante da Fenaj – Maria José Braga - Presidente da FENAJ - Federação Nacional dos Jornalistas
Representante da Abej - Prof. Erivam Morais de Oliveira – Presidente da Abej – Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo - ESPM
Mestre de Cerimônia – Prof. Silvio Barbosa - UFPI
19h30 – 19h40
Ganhador do 2º Prêmio ABEJ - Personalidade de Destaque no Ensino de Jornalismo
Prof. Dr. Eduardo Meditsch – (UFSC e UnB)
Fonte: Curriculun Lattes - http://lattes.cnpq.br/9884506958589514
Pesquisador do CNPq atualmente é Professor Visitante do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade de Brasília. É também Professor do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina, instituição em que atua desde 1982 e onde segue atuando com trabalho voluntário após sua aposentadoria como Professor Titular em 2016. Realizou estágio sênior de pós-doutorado na University of Texas at Austin (2010/2011) com bolsa da Capes. Possui doutorado em Ciências da Comunicação/Jornalismo pela Universidade Nova de Lisboa (1997), mestrado em Ciências da Comunicação/Jornalismo pela Universidade de São Paulo (1990) e graduação em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1979). Integra conselhos editoriais de uma dezena de revistas acadêmicas do Brasil, América Latina e Portugal. Como jornalista, atuou na Rádio Continental, Rádio Gaúcha, Rádio Guaíba, TV Guaíba, jornal Folha da Tarde, todos no Rio Grande do Sul, e na Rádio Jornal do Brasil e TV Educativa no Rio de Janeiro. Foi colaborador de diversos órgãos da imprensa alternativa brasileira e também do jornal Público de Lisboa. Sócio-fundador da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), foi seu primeiro diretor científico. Coordenou o Núcleo de Pesquisa em Rádio e Mídia Sonora da Intercom e o GT Estudos de Jornalismo da Associação Latino-Americana dos Pesquisadores em Comunicação (ALAIC) Foi membro da Comissão Nacional de Ética dos Jornalistas (Fenaj) e da coordenação do Forum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ). Recebeu os prêmios Vladimir Herzog de Jornalismo e Direitos Humanos (1980), Luiz Beltrão de Ciências da Comunicação (Liderança Emergente em 2003; Maturidade Acadêmica em 2019) e Adelmo Genro Filho de Pesquisa em Jornalismo (Pesquisador Sênior, 2015). Participou do Comitê de Assessoramento de Artes, Comunicação e Ciências da Informação do CNPq (2018-2021), da Comissão de Especialistas que elaborou as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Jornalismo e de Comissão de Avaliação da Pós-Graduação da área na Capes. Fundou, na UFSC, o Programa de Pós-Graduação em Jornalismo, a revista Estudos em Jornalismo e Mídia, a webemissora Rádio Ponto UFSC e o Grupo de Pesquisa em Jornalismo e Conhecimento. Colidera o Grupo de Investigação em Rádio, Fonografia e Áudio. Tem experiência acadêmica na área de Comunicação, com ênfase em Teoria e Ensino do Jornalismo, Estudos de Rádio e Áudio, Processos e Produtos Jornalísticos e Mídia e Conhecimento.
Inscrições abertas até dia 30 de junho de 2021
A Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (ABEJ) comunica que estão abertas, até o dia 30 de junho de 2021, as indicações à premiação da personalidade destaque no ensino de jornalismo brasileiro de 2020.
Conforme o regulamento - (Link abaixo) (http://www.abejor.org.br/Public/documentos/0c657d89a02cb56034c35a4018624246.pdf),
O 2º Prêmio Abej recebe inscrições de professores de Jornalismo na ativa ou aposentados vinculados a instituições de ensino superior no Brasil, doutores ou mestres, com ao menos 5 anos de docência.
Segundo a ABEJ, a atividade visa reconhecer professores da área com capacidade de liderança e organização de atividades e projetos que contribuam para o ensino de Jornalismo, notoriedade perante a comunidade acadêmica, desenvolvimento de práticas inovadoras, dentre outros aspectos.
Professor Homenageado: (será anunciado o nome do indicado na cerimônia de abertura)
(Texto informado pelo autor)
Currículo Lattes: atualização antes da cerimônia de abertura
19h40 – 21h10:
Conferência de Abertura
Tema: Discurso de ódio: quem ataca quem, através de que canal, e com que efeito?
Conferencista: (Confirmado)
Profª. Drª. Liriam Sponholz - Pesquisadora do German Center for Integration and Migration Research (DeZIM) - Alemanha
Liriam Sponholz é livre-docente (Privatdozentin) pela Alpen-Adria-Universität em Klagenfurt, na Áustria. Depois de concluir seu doutorado na Universidade de Leipzig, foi Senior Postdoc na Academia Austríaca de Ciências, pós-doutoranda na Universidade Erfurt (Alemanha), professora visitante na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e na Universidade Complutense de Madri. Suas áreas de pesquisa abrangem objetividade jornalística, teoria do agendamento (political agenda building), populismo de direita e discursos de ódio.
(Texto informado pelo autor)
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0558819367643360
Mediação:
Prof. Dr. Eduardo Meditsch – (UFSC e UnB)
Encerramento da cerimônia de abertura
TERÇA-FEIRA - 10 DE AGOSTO DE 2021
8h30 às 9h:
Google Meet
O link só será disponibilizado por e-mail aos inscritos 30 minutos antes do início do evento
Assembleia-Geral Ordinária – 1ª Sessão
EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO DO JORNALISMO (ABEJ)
GESTÃO 2020/2022
PDF da Convocação 83057c2e9b7706ebf654b67382b977c3.pdf (abejor.org.br)
Pautas:
- Informes gerais;
- Definir como 31/03 de cada ano prazo para pagamento da anuidade com desconto
- Valor 150,00 a partir dessa data o valor sobe para 170,00
- Reformulação nos nomes dos GPs atuais
- Substituição de sigla e nome de ENPJ para ENEJ – Encontro Nacional de Ensino de Jornalismo
- Criação de GP Graduação e Prêmio ABEJ – (exclusivo para receber trabalhos de estudantes de graduação), e criação de Prêmio para 1º, 2º e 3º lugares para os melhores trabalhos apresentados nessa modalidade.
- Criar a categoria jovem estudante de graduação para associação, com a anuidade de 80,00
- Criação dos coordenadores locais para os GPs, que auxiliarão os coordenadores nacionais.
- Prestação de contas da Diretoria 2020-2021
- Apresentação da sede do 21º ENPJ
- Outros assuntos
Coordenação: Prof. Erivam Morais de Oliveira - Presidente da Abej - ESPM
Google Meet
O link só será disponibilizado por e-mail aos inscritos 30 minutos antes do início do evento
9h às 9h30:
Campanha institucional das novas edições da Revista Brasileira de Ensino de Jornalismo (Rebej)
Profª Dr. Guilherme Carvalho – Diretoria Científica da Abej - UNINTER-PR
Prof. Dr. Dennis de Oliveira - Vice-diretor Científico da Abej - ECA/USP
09h45 às 12h30
Transmissão ao vivo pelo StreamYard
https://www.facebook.com/associacaobrasileiraensinojornalismo/videos/473928127348777
Youtube
09h45 às 10h30
Liberdade de expressão dos professores: impactos da erosão democrática no ensino de Jornalismo no Brasil
Drª Ivana Ebel - Doutora pela Universidade de Leipzig. Docente sênior na Universidade de Derby, no Reino Unido. Integra comitê diretor da Associação Britânica de Jornalismo e Educação (AJEUK). A pesquisa é desenvolvida em parceria com Drª Janara Nicoletti, doutora pela UFSC e pesquisadora do grupo ObjETHOS.
Mediação: Drª Maria Elisabete Antonioli - Coordenadora do Curso de Jornalismo da ESPM-SP
10h30 às 12h30
11º Encontro Nacional de Coordenadores de Curso de Jornalismo
Tema: O Ensino de Jornalismo entre incertezas e ações coletivas: reflexões e avaliação das Diretrizes curriculares para os Cursos de Jornalismo no Brasil.
Coordenação: Profª. Drª. Valquíria Guimarães - UFT - Diretora Regional Norte II da Abej
Mediação: Profª Drª Mirna Tonus - UFU - Diretora Regional Sudeste I da Abej
14h às 17h30:
Google Meet
O link só será disponibilizado por e-mail aos inscritos 30 minutos antes do início do evento
16º Ciclo Nacional de Pesquisas em Ensino e Extensão em Jornalismo
Informações sobre ementas, contatos, apresentações, links de acesso:
Página dos Grupos de Pesquisas - link abaixo
https://abejfnpj.wixsite.com/website/grupos-de-pesquisas
Transmissão ao vivo pelo StreamYard
https://www.facebook.com/associacaobrasileiraensinojornalismo/videos/247732393678442
Youtube
https://www.youtube.com/watch?v=t5JUB-Y7Hns
Tema: Vozes do Jornalismo Científico
Debatedores:
Prof. Dr. Leão Serva (Diretor de Jornalismo TV Cultura e ESPM)
Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, com a tese "A 'Fórmula de Emoção' na Fotografia de Guerra", realizada com bolsa da CAPES. Diretor de Jornalismo da TV Cultura de São Paulo. Pesquisador do Media Lab ESPM. É formado em Jornalismo e Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, com a dissertação "Tempo de Guerra, Tempo de Jornal" (publicada em livro sob o título "Jornalismo e Desinformação", ed. Senac, 2001). MBA pela Business School Sao Paulo - BSP. É autor de vários livros, os mais recentes: "A Desintegração dos Jornais" (Reflexão, 2015) e "Um Tipógrafo na Colônia" (Publifolha, 2015). Realizou pesquisa sobre a Coleção de Fotografias da Primeira Guerra Mundial do Arquivo do Instituto Warburg (Universidade de Londres), em Londres. Temas de pesquisa: fotografia, fotografia de guerra, jornalismo, jornalismo de guerra, crítica de mídia, história, Iugoslávia, administração pública, urbanismo, ambientalismo e sustentabilidade. Atualmente dedica-se a pesquisa sobre "Reconhecimento de Emoções através de Expressões Faciais". (Fonte Lattes)
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9424752992737684
Profª Drª Debora Cristina Lopez - UFOP e UFPR
Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas - UFBA, mestre em Letras - Unioeste-PR, Graduação em Jornalismo - UEPG. Estágio Pós-doutoral em Comunicação na UERJ e UFRJ. Foi editora da Revista Rádio-Leituras (2010-2019). Edita a Radiofonias - Revista de estudos em Mídia Sonora (2020 - atual). Coordena o Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora da Intercom. Integra Rede RUBRA. Recebeu o Prêmio Adelmo Genro Filho de Pesquisa em Jornalismo, SBPJor, junto ao "Grupo de Ouro Preto", o Prêmio Luiz Beltrão. Desenvolveu estadas curtas de pesquisa na Universidad de Navarra - Espanha (Fundación Carolina) e na Universidad Nacional de La Plata - Argentina (Asociación de Universidades Grupo Montevidéo). É autora de várias publicações como: Radiojornalismo Hipermidiático, Rádio no Brasil 100 Anos de História em (Re) Construção junto a Vera Raddatz, Valci Zuculoto e Marcelo Kischinhevsky e Estudos Radiofônicos no Brasil, junto a Valci Zuculoto e Marcelo Kischinhevsky. Atua nos seguintes de radiojornalismo, inovação, convergência e teorias do jornalismo. - (Fonte Lattes)
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9830131024810576
Prof. Dr. Allan Rodrigues - UFAM
Possui graduação em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo, mestrado e doutorado em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Jornalista, escritor, líder do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Cultura e Amazônia, coordenador do Laboratório de Estudos Avançados de Jornalismo na e sobre a Amazônia (LABJAM), coordenador do projeto Portal da Ciência de Popularização do Conhecimento Científico, coordenador do projeto Amazônia de Perfil e professor do Curso de Jornalismo da Faculdade de Informação e Comunicação da Ufam. Tem experiência na área de Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: Amazônia, jornalismo, jornalismo científico, comunicação, cultura e meio ambiente. (Texto informado pelo autor)
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6064689318678257
Moderação: Profª Drª Simone Pallone Figueiredo - Labjor, do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade - Unicamp
QUARTA-FEIRA - DIA 11 DE AGOSTO DE 2021
09h às 11h30
Transmissão ao vivo pelo StreamYard
https://www.facebook.com/associacaobrasileiraensinojornalismo/videos/360044038834028
Youtube
Tema: O ensino de jornalismo entre a história e a memória
Palestrantes: - (Confirmados)
Profª Drª Marialva Barbosa - UFRJ
Professor de Jornalismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), aposentado da Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui graduada em Comunicação Social pela UFF, mestrado e doutorado em História pela UFF. Foi Professora do Programa de Pós-Graduação da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), pós-doutorado pelo LAIOS-CNRS, Paris - França. Já ocupou a Presidente, Vice-Presidente e Direção Científica da INTERCOM. Têm várias, coordenações, publicações de artigos e, livros com muitas premiações.
(Fonte Lattes)
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9819532476888552
Profª Drª Carla Baptista - Universidade Nova de Lisboa
nascida em Angola, é docente no departamento de Ciências da Comunicação da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL), jornalista freelancer e investigadora no Instituto de Comunicação da NOVA (ICNOVA). Concluiu a licenciatura em Ciências da Comunicação em 1992, na FCSH, o mestrado em Estudos Africanos no ISCTE, em 1998, e o doutoramento, em Ciências da Comunicação, em 2009. É especialista em história do jornalismo em Portugal, sendo autora de várias publicações entre artigos e livros em Portugal-Angola.
Fonte: A Cultura na Primeira Página - http://culturaprimeirapagina.fcsh.unl.pt/carla-batista/
Moderação:
Profª Ms. Ana Paula Goulart De Andrade - PUC-RJ e FACHA - (Segunda Secretária da Abej)
14h às 17h30:
Google Meet
O link só será disponibilizado por e-mail aos inscritos 30 minutos antes do início do evento
16º Ciclo Nacional de Pesquisas em Ensino e Extensão em Jornalismo
Informações sobre ementas, contatos, apresentações, links de acesso:
Página dos Grupos de Pesquisas - link abaixo
https://abejfnpj.wixsite.com/website/grupos-de-pesquisas
18h às 19h30:
Google Meet
O link só será disponibilizado por e-mail aos inscritos 30 minutos antes do início do evento
Assembleia-Geral Ordinária – 2ª Sessão
Coordenação: Prof. Erivam Morais de Oliveira - Presidente da Abej - ESPM
Relatório e prestação de contas - Gestão 2020-2021
Prof. Marcel Cheida – Tesoureiro da Abej - PUC-CAM
Prof. Silvio Henrique Barbosa – Segundo Tesoureiro da Abej - UFPI
Escolha da sede para o próximo encontro (21º ENPJ)
Outros assuntos
Transmissão ao vivo pelo StreamYard
https://www.facebook.com/associacaobrasileiraensinojornalismo/videos/385196719696637
Youtube
Conferência de Encerramento - (Confirmado)
Tema: Ensino, jornalismo e democracia: os impactos das fakes news e a distribuição de conteúdo digital
Palestrante: Prof. Dr. Rosental Calmon Alves - Knight Center for Journalism in the Americas School of Journalism - Universidade do Texas
A equipe do Knight Center é liderada pelo professor Rosental Calmon Alves, titular da Cátedra UNESCO em Comunicação e da Cátedra Knight de Jornalismo na Escola de Jornalismo da Moody College of Communication, da Universidade do Texas em Austin. O professor Alves, um jornalista veterano brasileiro, se mudou para Austin em 1996 para ser o titular inaugural da Cátedra Knight. Ele é ex-presidente da Orbicom, a rede global de cátedras da UNESCO em comunicação. O professor Alves é parte do conhttps://knightcenter.utexas.edu/pt-br/staff/rosental-alves/selho do Maria Moors Cabot Awards na Columbia University e membro de muitos conselhos internacionais de organizações relacionadas ao jornalismo, como a Nieman Foundation for Journalism na Harvard University e o International Consortium of Investigative Journalists. Suas três áreas de ensino e pesquisa são notícias internacionais, especialmente o trabalho de correspondentes estrangeiros na América Latina; jornalismo latino-americano e liberdade de imprensa; e jornalismo digital. Ele fundou o Centro Knight em 2002.
Texto informado por: Knight Centerautor
Fonte: https://knightcenter.utexas.edu/pt-br/staff/rosental-alves/
Moderadores:
Prof. Dr. Dennis de Oliveira - ECA/USP - Vice-Diretoria Científica - Abej
Prof. Dr. Juliano Carvalho - UNESP - Conselho Consultivo - Abej
21h: Encerramento Oficial